Quarta é dia de forcar no objetivo #HealthyBody.  A Dieta Dukan é uma maneira de perder peso rápido, mais sem passar fome. Elaborada pelo Dr. Pierre Dukan e sucesso nos países europeus, essa dieta chegou ao Brasil e já ganhou o seu espaço. Mais você vai pensar que a dieta é mais um “modinha” passageira e que daqui à alguns meses todo mundo vai esquecer, eu digo que NÃO.  Porque?

O livro vendeu cerca de 3,5 milhões de cópias na França em 2008, e estamos em qual ano agora? O médico e nutrólogo Pierre Dukan espera fazer o mesmo sucesso nos Estados Unidos. No Brasil, a versão de bolso (Emagreça sem Sacrifícios, editora Ediouro) colocada nas livrarias ano passado também fez barulho, principalmente depois da notícia de que o método francês ajudou Kate Middleton e Jennifer Lopez a emagrecer. O resultado é inspirador! Todas nós com corpinho J.LO ^^

A dieta é dividida em quatro fases e a duração de cada fase pode variar de acordo com a sua intenção, se for para perder menos de 10 kg, a fase um e dois devem ser feitas por três dias, mas se o pretendido for mais de 10 kg faça a primeira e a segunda fase por cinco dias. Não dá para negar. O programa de emagrecimento de Dukan é uma releitura da famosa Dieta de Atkins, criada nos anos 1960.

Fase 1: Ataque (É a etapa mais radical e curta: o objetivo é preparar o organismo para responder melhor à dieta. Carne, peixe e ave podem ser consumidos à vontade. )

Na primeira fase, você pode variar o cardápio com oito categorias de alimentos:

Carne magra: vitela e boi sem gordura, grelhadas, assadas ou cozidas.
Carne branca: aves (com exceção de pato) e coelho.
 Peixe (todos): magros, gordurosos, brancos ou não, crus ou cozidos.
Miúdos: fígado, rim e língua de vitela. Frutos do mar: camarão, lula e marisco.
 Frios: presunto magro, presunto de frango e peito de peru light.
 Laticínios: queijo e iogurte 0% gordura e leite desnatado. (duas porções por dia, no máximo).
 Ovo: dois por dia, no máximo.

Água é importante,ela facilita o funcionamento dos rins e evitar que fiquem sobrecarregados com a proteína. Beba de 2 a 3 litros por dia. Você também pode consumir chá e café (sem açúcar). Temperos como ervas, alho, cebola e alho para preparar a comida e o mínimo de gordura (azeite, de preferência) para refoga estão liberados.

Fase 2:  Transição ou Cruzeiro (Você pode pôr verduras e legumes à vontade no prato, mas em dias alternados. Ou seja: um dia segue o cardápio da fase 2 e no outro da fase 1, só com proteína. Mantenha essa alternância até chegar ao peso desejado. )A partir dessa fase será necessário alternar um dia de proteínas e  legumes, em que os vegetais são proibidos. Tudo isso funciona como um motor a dois tempos, em que um tempo é forte de proteínas puras  e o outro tempo  é fraco de Proteínas com legumes.

Fase 3: Consolidação (Se você emagreceu tudo o que queria está pronta para começar a fase 3. Ela é calculada em função do peso perdido: 10 dias para cada quilo que se foi. Exemplo: se você perdeu 5 quilos, deve seguir essa fase por 5 vezes 10 dias, ou seja, 50 dias. Proteínas e vegetais continuam sendo prioridade, sem a necessidade de alternância.)

Agora, você também tem direito a:

• 1 porção de fruta (exceto banana, abacate, cereja e castanha) por dia: considere porção uma unidade para frutas de tamanho médio como maçã, pera, laranja, pêssego ou nectarina. Para as frutas maiores e menores, a porção é uma taça de morangos, uma fatia de melão ou de mamão, dois kiwis, dois
damascos, uma manga pequena ou metade de uma grande.

• 2 fatias de pão integral por dia: se quiser, pode espalhar um pouco de margarina ou manteiga light.

• 1 porção (40 gramas) de queijo: prato e provolone – eles passam pelo processo de cozimento e têm menos gordura que os fermentados, como gorgonzola,brie. Queijos brancos são liberados, desde que não contenham mais de 20% de gordura.

• 2 porções de carboidratos complexos por semana, priorizando a seguinte ordem: massa integral ou grano duro (1 escumadeira); polenta (1 fatia média), lentilha, feijão, ervilha seca ou grão-de-bico (4 colheres de sopa); arroz integral e batata (3 colheres de sopa).

• Esta fase também dá direito a duas refeições semanais “de gala”, quando é possível consumir qualquer tipo de alimento, com duas condições: nunca repetir o prato e não fazer duas refeições deste tipo seguidas. Intercale ao menos uma refeição entre essas duas de gala. E, por medida de segurança, é fundamental eleger um dia da semana para fazer a dieta só com proteínas, a mesma adotada na fase 1.

Fase 4: Estabilização

Pronto, a partir daqui nada mais é proibido – você pode ter uma alimentação normal. Porém, uma vez na semana, deve repetir um dia do cardápio da fase 1, só com proteína (isso a vida toda). É o segredo para não voltar a engordar. Outra recomendação é adotar o consumo diário de três colheres de sopa e farelo de trigo e de aveia. São alimentos que garantem uma boa dose de fibras solúveis – indispensáveis para saciar e manter o intestino saudável, o que também é estratégico para que você deixe de brigar com a balança de uma vez por todas.

Se chegou na Fase 4 é porque você já sabe se alimentar bem e pode correr pro abraço. Receitas para todas as fases no Dietas Dukan Receitas e para quem quer comprar o livro segue links abaixo:

Livraria Saraiva .. Casas Bahia .. Submarino ..

Inspirações para #HealthyBody: #ProjetocarolBuffara #ByMarinaFit #Debemcomigomesma

Continuem RT a frase para ganhar o sorteio do blog: #Sorteio Eu quero os mimos da @AlbaaMartins para mim. http://kingo.to/1gki  Vem aí #SemPapasnaLingua http://migre.me/dSeAj 

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3 comentários em “Dieta Dukan – Projeto #HealthyBody

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