The Craft, no Brasil: Jovens Bruxas e em Portugal: O Feitiço é um filme de 1996, dirigido por Andrew Fleming que estreou Robin Tunney, Rachel True, Fairuza Balk e Neve Campbell.

The Craft é sobre Sarah Bailey, uma adolescente que se muda de São Francisco, Califórnia para Los Angeles e que acaba fazendo amizade com três garotas – Nancy, Bonnie e Rochelle – que lhe ensinam bruxaria. Quanto mais se aprofundam na magia com intenções negativas , mais experimentam sorte e colocam maldições seus inimigos. Sarah, interpretada por Robin Tunney, entretanto, separa-se das outras três garotas à medida que percebe que elas vão longe demais com seus planos e logo descobre que suas melhores amigas podem se tornar suas piores inimigas. Mais tarde, descobre que sua falecida mãe foi uma poderosa bruxa do bem e que, diferentemente de Nancy, Bonnie e Rochelle, possui o dom da bruxaria.

O filme empregou efeitos especiais de ponta, apresentando a “moda gótica” e o comportamento pagão para a geração MTV de uma maneira atraente. Por essa exposição, muitos adolescentes se interessaram por paganismo e bruxaria, especialmente wicca. Ainda que muito desse interesse tenha passado, o filme ajudou religiões menos conhecidas a “aparecerem” por um tempo. The Craft é ficção, mas muitos detalhes desta obra são baseados em crenças e práticas neo-pagãs.

Para quem não sabe Wicca é uma religião neopagã influenciada por crenças pré-cristãs e práticas da Europa ocidental que afirma a existência do poder sobrenatural (como a magia) e os princípios físicos e espirituais masculinos e femininos que interagem com a natureza, e que celebra os ciclos da vida e os festivais sazonais, conhecidos como Sabbats, os quais ocorrem, normalmente, oito vezes por ano. A Wicca é uma religião politeísta, de culto basicamente dualista, que crê tradicionalmente na Mãe Tríplice e no Deus Cornífero, ou religião matriarcal de adoração à deusa mãe. Estas duas deidades são muitas vezes vistas como faces de uma divindade panteísta maior, ou que se manifestam como várias divindades politeístas. A Wicca também envolve a prática ritual da magia, em grande parte influenciada pela magia cerimonial do passado, muitas vezes em conjunto com um código de moralidade liberal conhecida como a Wiccan Rede, embora não seja uma regra. Embora algumas tradições adorem o celta Cernuno, símbolo da virilidade, e por vezes seja confundida com Satanismo, os wiccanos não creem em Lúcifer ou em Satã.

Eu adoro esse filme, apesar de 50% dele não ser verdadeiro, mas se refere aos wiccanos e como eles tiram toda essa energia da natureza e do seu próprio interior. Vocês gostam de filmes assim ?

Love & Peace

Anúncios

5 comentários em “The Craft

O que achou ?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s