O vinho tinto tem uma cor quente e sedutora. Já o inverno, é o período perfeito para degustá-los durante as refeições ou até mesmo para criar aquele clima. O problema é que sempre aparece aquela dúvida na hora de escolher o vinho. Com tantas opções, é comum não saber qual o tipo de vinho, ou uva, que combina com o quê/situação.

Para tirar nota 10 na harmonização e provar que você também pode entender do assunto, anotei umas dicas básicas para vocês. E quem entende um pouco mais de vinho, pode comentar e falar sobre.

Os tintos caracterizam-se pela cor avermelhada em vários tons, pois são fermentadas com a casca da uva. Os tinto que possuem tonalidade mais clara são mais leves e para consumo mais rápido, já os mais escuros deve ser armazenados e envelhecidos.

O vinho tinto pode acompanhar diversos tipos de refeições, principalmente as com carnes  vermelhas e molhos fortes. Anota aí:

 Carmenère

É ideal para acompanhar queijos semi maduros, pratos à base de creme e queijo, comidas muito condimentadas e pratos exóticos.


Pinot Noir

Esta uva produz um vinho seco, encorpado, de cor violácea e sabor delicado. É considerado um dos vinhos mais prestigiados e caros do mundo. O Pinot Noir possui corpo médio e é sensível à umidade. Combina com frutos do mar, massas, fondues e aves.


 

Merlot

O vinho desta uva é mais leve e ainda sim encorpado. Diferente do Cabernet, tem sabor frutado. Acompanha queijos maduros, ensopados, guisados, pratos à base de legumes e frutas secas, com ameixa, figo, nozes e avelãs.


Cabernet Sauvignon

É uma das uvas mais populares do Brasil. O sabor é beem equilibrado e não tem tanto o tanino, que é o que deixa o vinho mais seco. Vai bem com quiejos maduros, carnes assadas ou grelhadas (porco, carneiro, gado ou vitela) e pratos condimentados. Perfeito também com carnes e molhos vermelhos.


Malbec e Tanat

Os países mais famosos produtores de vinho com essas uvas são o Chile e a Argentina. É bem mais encorpado, com presença marcante de tanino. O Malbec é uma deliciosa opção de acompanhamento para massas, aves e carnes assadas.

 

Depois dessas dicas, agora só escolher o que melhor acompanhar o seu jantar e tim tim !

 

 

 

Anúncios

2 comentários em “Sommelier

O que achou ?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s